segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Mochilas escolares: são um problema ou uma solução?

Com a retomada da rotina escolar algumas crianças parecem carregar a casa nas costas. Não é raro perceber estudantes com mala tão pesadas que influenciam a má postura durante o trajeto até a escola.


Cuidado! Mochilas pesadas demais podem provocar grave dor nas costas.


Segundo especialistas, é cada vez mais comum a presença de crianças nos consultórios médicos se queixando de dores na região lombar.“Normalmente, a criança projeta o tronco para frente, com isso os músculos das costas passam a trabalhar em excesso para suportar o peso da bolsa e, dessa forma, essa sobrecarga provoca uma fadiga dos músculos lombares acarretando em dores e lesões na região”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna, Helder Montenegro.

O peso ideal das mochilas não devem ultrapassar 10% do peso da criança. Para uma criança de 40 kg, por exemplo, a mochila deve pesar 4 kg, no máximo.


Como o desenvolvimento das tarefas em sala de aula exige o leva e traz de materiais que ultrapassam o recomendado à saúde, o Senado, em novembro do ano passado, aprovou projeto de lei que limita o peso das mochilas dos alunos de ensino fundamental e médio a 15% de seu peso corporal.


Pela proposta, as escolas que extrapolam o limite de 4 kg serão obrigadas a instalar armários para que os estudantes deixem diariamente parte de seu material escolar, reduzindo o peso das mochilas. O projeto seria enviado para análise da Câmara dos Deputados.

Dicas para evitar dores e lesões vertebrais:

  • Procure por instituições que investem na estrutura para os alunos. Muitas escolas do Brasil já aderiram ao modelo de “armários americanos” para o armazenamento do material escolar e objetos pessoais.
  • Opte pela mochila de rodinha para levar o material escolar. Os adolescentes, entretanto, não costumam gostar dessa opção;
  • No caso de mochila de ombro, devem ser acolchoadas, com fácil ajuste e com tamanho igual às costas do estudante. É preciso cuidar com ajuste das alças: a parte inferior não pode ficar a menos de quatro centímetros abaixo da cintura;
  • Não permita que o estudantecarregue a mochila em apenas um ombro, pois ele concentrará o peso em apenas uma parte do corpo.
  • Observe a forma como o filho/aluno permanece sentado durante a realização das tarefas escolares ou na frente da televisão. A coluna deve estar sempre reta e apoiada no encosto.
Fonte: Cequipel

Nenhum comentário:

Postar um comentário