Pratique a interdisciplinaridade
Se una a outros professores e trabalhem em sintonia. Juntos conseguirão o poder de entreter o aluno e imersão completa no tema em questão. Se o estudo em pauta na matéria de História for o Descobrimento do Brasil em História por que não abordar o assunto também em Geografia, em Artes e em Ciências? A sintonia dos assuntos será positiva, pois será capaz de criar uma atmosfera de inserção maior na cabeça do aluno. Os temas em separados são vistos como desconexos e mais distantes da realidade.
Alguns professores afirmam “Toda criança adora aprender, pois o novo é surpreendente, é cativante”. O que elas não gostam é de estudar, porque o estudo tradicional e padronizado pelas escolas se tornou uma coisa chata.
Sempre que encontrar oportunidades traga ao novo e diferente para a sala de aula. Convide, literalmente, seus alunos a serem parte da aula não só como espectadores do conhecimento ali disseminado, mas também como ferramentas para que o processo aconteça. Peças de teatro, danças, vídeos, filmes, debates ou seminários são algumas boas sugestões.
Façam parte da realidade dos alunos
Segundo os especialistas, o alto grau de evasão tanto dos estudantes do ensino fundamental, como do ensino médio é reflexo da falta de conectividade que o individuo tem com a escola. Por não se sentirem inseridos no ambiente escolar não encontram nenhum pretexto que o motive a ficar. Projetos sociais que identificam as necessidades da comunidade onde a escola está inserida são ótima oportunidade para integrarem grande número de estudantes. Ao, literalmente, fazer parte, eles terão mais resistência em desistir.
Professores recebem treinamento
para Lousa Digital Oppitz
para Lousa Digital Oppitz
A tecnologia aliada ao conhecimento pode ser uma grande ferramenta de aprendizagem. A internet, os exercícios interativos e o acervo midiático colaboram para o interesse e a participação em sala de aula.
Durante o dia, os docentes puderam aprender sobre o funcionamento dos equipamentos, tirar dúvidas e receber dicas para aperfeiçoarem as atividades que serão realizadas na Lousa Digital.
Segundo a secretária de educação, Mirian Medre Nóbrega, além de melhorar a atenção e atrair o interesse dos alunos, a lousa será uma ferramenta para auxiliar o professor.
“É um equipamento, um recurso que atrai a atenção e o interesse dos alunos. Além de tudo isso, nossa preocupação era que a lousa fosse uma ferramenta que ajudasse o professor. Mas isso já foi superado. Os professores estão muito animados, estão gostando da formação, do equipamento”, enfatizou.
Dariel ainda defendeu que a lousa abre uma nova porta para o aluno. “Ela pode trazer a internet e o aluno pode interagir na sala de aula, participando diretamente da rede mundial de computadores, utilizando recursos que existem na internet”.
Os professores mostraram grande interesse na utilização da lousa e da internet em sala de aula. A professora de 4ª Série da Escola Municipal Vera Lúcia – Célia Rosana Santos – afirmou que a lousa deve complementar e não substituir o quadro e o giz.
“Se você ficar só usando a tela no sentido de caneta, deixando o giz de lado, você não vai estar enriquecendo, só estará mudando o jeito de escrever”, comentou.
Sobre as atividades multimídia, a professora pretende utilizar o que aprendeu no treinamento. “Eu sou vidrada em matemática. Tem uma atividade da tabuada que parece uma mágica. É maravilhosa. E tem outras também que eu já ouvi falar”, finalizou Célia.
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