segunda-feira, 26 de maio de 2014

Professores Motivados: ideias de dinâmicas para motivar

A abordagem sobre a necessidade de alunos motivados e interessados é tradicional nas discussões pedagógicas.


O aluno, corresponde, de fato, por uma lado da corda do aprendizado. No entanto, por muitas vezes, o outro lado, responsável pela disseminação do conhecimento e da informação também é esquecido. 




Segundo especialistas nas áreas de treinamento e desenvolvimento humano, professores que atuam motivados e acreditam em seu potencial de importância diante da educação, transmitem seu conhecimento com mais eficácia, energia e entusiasmo. Portanto, o ato de motivar educadores influencia diretamente no rendimento e aproveitamento dos alunos. 


Nesse sentido, potencializam as possibilidades de aprendizado, pois, dedicam a ciência para potencializar o aprendizado. No entanto, diante de certas dificuldades como conquistar tal sentimento?


Na verdade, parece mais complexo do realmente é. Formas criativas podem ser bem vindas para cativar o professor. 




Por isso, a Cequipel no dia 28 de abril, dia mundial da educação, trouxe algumas ideias de dinâmicas para motivar e reconhecer o papel fundamental que o educador ocupa na cadeia de ensino.




1ª Dinâmica: Ninguém está só.

  • Objetivo da atividade: estimular a integração, a participação e a confiança na execução das atividades acadêmicas da instituição de ensino.
  • Material: Vendas para todos os participantes, espaços diferentes (salas de aula, salas de reunião ou biblioteca).
  • Procedimento: Vende os olhos de todos os professores. Conduza cada participante até seu devido lugar (outra sala) sem comentar nada. Terminada a separação, oriente a volta de todos. Se possível é interessante que todos estejam descalços para que possam sentir todos os obstáculos no chão. Todas as pessoas deverão retornar a sala de início, sem perceber que outros participantes estão na sala e que estão vedados. Aos poucos, diante dos comentários e auxílios será perceptível que estão em grupo. Terminada a dinâmica, incentive o bate–papo sobre confiança. Deixe claro que não estão sozinhos! E que para executar tarefas em equipe, basta confiar. 
  • Lição: Professores devem confiar uns nos outros, o ensinar é coletivo! E quando todos trabalham em prol de um único objetivo conseguem atingir metas maiores com mais facilidade.

2ª Dinâmica: Conheço meu filho?

  • Objetivo da atividade: Um das causas da desmotivação dos educadores é a falta de participação do aluno no processo de aprendizado. Por um dos lados já estar “corrompido”, acaba “corrompendo” também o outro lado da corda. A solução nestes casos é a intervenção dos pais. Muitos professores solicitam o acompanhamento em casa, seja na observação da execução de tarefas ou nas dificuldades de aprendizado. No entanto, mesmo após algumas tentativas, alguns pais não reconhecem o chamado. E o motivo? Não acompanham e conhecem seus filhos.
  • Material: Papel e caneta.
  • Procedimento: Solicite que os alunos escrevam em um papel pequeno a seguinte frase: ‘Eu amo a minha família’. O bilhete não pode ser assinado! Depois, todos os bilhetes deverão ser guardados e apresentados para os no dia da reunião de pais e mestres. Em momento oportuno, espalhe os recados em uma mesa e peça que os pais encontrem o bilhete do seu filho(a). 
  • Lição: Essa atividade simples pode revelar muitas coisas, entre elas se os pais estão realmente acompanhando as atividades escolares e o desenvolvimento da aprendizagem das crianças.
Fonte: Cequipel

Nenhum comentário:

Postar um comentário